Johann Heinrich Pestalozzi
O ESPETÁCULO A ROSA
A Rosa, um espetáculo teatral desenvolvido pelo Movimento Pestalozziano, tem o propósito de sensibilizar a sociedade
quanto ao conceito de aceitação, inclusão das pessoas com deficiência e suas famílias em espaços públicos, sociais, profissionais e em ações culturais.
Desse modo, temos a oportunidade de abrir uma discussão com a sociedade sobre a democratização dos espaços públicos com acessibilidade, a necessidade de autonomia e independência da pessoa com deficiência, a importância do seu protagonismo e lugar de fala.
Baseado na filosofia educacional de Johann Heinrich Pestalozzi, que nos direciona a entender que a educação está inteiramente ligada à mente, sentimento e prática, o espetáculo nos apresenta três histórias distintas, mas que se unem em um único ponto: a deficiência.
O espetáculo terá o poder de levar para o público brasileiro o conhecimento das diversas deficiências, nos apresentando situações corriqueiras de superações vividas por pessoas com deficiências e que muitas vezes não são compreendidas pela sociedade pela falta de conhecimento ou acesso à informações.
Além dessa abordagem, “A Rosa” nos conduzirá a entender a formação do Movimento Pestalozziano no Brasil, como também, a conhecer uma das principais personalidades históricas desse processo de inclusão, Helena Antipoff. Esse é um espetáculo reflexivo, que ensina a sociedade sobre inclusão, respeito ao próximo e empatia.
Uma das propostas do projeto para interagir com o público é levar, através de atividades sensoriais, os principais desafios que as pessoas com deficiência passam diariamente para que pessoas sem deficiência possam conhecer e compreender essas dificuldades.