logo-site-fenapestalozzi (ok)

Monpad

MOVIMENTO NACIONAL PESTALOZZIANO DE AUTODEFENSORES

MONPAD

Ao longo dos anos os integrantes da Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, perceberam a necessidade de ações que garantissem mais autonomia às pessoas com deficiência, de forma que elas mesmas pudessem fazer suas escolhas.

Surge em 2016 o Movimento Nacional Pestalozziano de Autodefensores – Monpad, atendendo o antigo desejo daqueles que precederam o Movimento Pestalozziano, a autonomia dos atendidos.

O Monpad é um grupo composto por pessoas com deficiência intelectual e múltipla, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, assistidas pelo Movimento Pestalozziano, tendo como atribuição atuar junto aos demais órgãos da Fenapestalozzi, comparecendo em todas as reuniões e eventos organizados, além de propor projetos, combater todas as formas de preconceito, exercer o respeito das pessoas com deficiência, entre outros.

Através desse instrumento, entende-se que a pessoa com deficiência tem o direito de representatividade dentro das escolhas que o Movimento Pestalozziano faz para os mesmos, compreendendo seus direitos e podendo defendê-los, assumindo seu verdadeiro protagonismo.

O Monpad foi idealizado para que eles possam ter voz ativa, atuando junto à diretoria e conselhos. Instituindo, assim, o Conselho de Autodefensores, sendo mais um dos órgãos que compõem a diretoria da Federação Nacional.