logo-site-fenapestalozzi (ok)

Fenapestalozzi

SAIBA MAIS SOBRE A NOSSA ASSOCIAÇÃO

fENAPESTALOZZI

Fundada em 28 de agosto de 1970 a Fenapestalozzi desempenha papel fundamental na discussão das legislações sobre as pessoas com deficiência.

Tem o papel de assessorar e monitorar as ações de suas afiliadas, promovendo a inclusão social, autonomia e acessibilidade da pessoa com deficiência.

A eficácia das ações realizadas pela Fenapestalozzi motivou a criação e manutenção dos mais importantes órgãos públicos de políticas destinadas às pessoas com deficiência, como exemplo – a secretaria da modalidades especializadas de educação, o Conade, o Conanda e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SNDPD.

Para consecução de seus objetivos, a Fenapestalozzi incentiva o Movimento a buscar parcerias, participar de projetos e editais, atuar no controle social nos municípios e estados com vistas na defesa de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias.

AÇÕES: Assessoramentos às afiliadas, Congressos, Encontro de Dirigentes, Lives, Café Digital.

Nossa história

Movimento Pestalozziano

O Movimento Pestalozziano deu início no Brasil em 1926 no Estado do Rio Grande do Sul com a criação da Associação Pestalozzi de Canoas, pelo Professor Thiago Wurth. Logo após, chega a educadora Helena Antipoff, trazendo o legado e aprendizado obtido com Johann Heinrich Pestalozzi, enfatizando o trabalho na reabilitação e na formação de recursos humanos no atendimento à pessoa com deficiência.

Durante os mais de 90 anos de atuação, o Movimento Pestalozziano se expandiu, chegando às 5 regiões do país, 20 estados e no Distrito Federal.    Distribuídos entre Associações, Federações e entidade Análogas.

O Movimento Pestalozziano se baseia nas premissas: amor e esperança, que sustentam o esforço individual e coletivo pela educação, reabilitação e inclusão da pessoa com deficiência. Dessa forma, cada afiliada implanta e desenvolve projetos e ações para seus assistidos, oferecendo serviços e atendimentos especializados.

Missão

Representar o Movimento Pestalozziano perante os organismos nacionais e internacionais para o desenvolvimento de programas, projetos, serviços e ações de defesa e garantia de direitos destinados às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e funcionais, pessoas com altas habilidades/ superdotação e seus familiares, na perspectiva de sua plena inclusão social.

Visão

Expandir o movimento Pestalozziano em todo o território nacional, resguardando e divulgando os seus princípios filosóficos envolvendo o maior número de pessoas com e sem deficiência.

Centro de formação.
Lorem ipsum is simply free text amet, consectetuer adipiscing elit.
Nossa história.

Conheça o Centro Histórico do Movimento Pestalozziano Profª Sarah Couto Cesar.

Nossos projetos.
Lorem ipsum is simply free text amet, consectetuer adipiscing elit.
FENAPESTALOZZI

Mais informações.