Há 55 anos, nascia a Federação Nacional das Associações Pestalozzi – FENAPESTALOZZI, uma semente plantada com coragem, amor e o desejo profundo de transformar vidas.

A Federação Nacional das Associações Pestalozzi – FENAPESTALOZZI concebida em 28 de agosto de 1970, é fruto de um movimento que se iniciou no Brasil em 1926, há quase um século. Na época o governo de Minas Gerais convidou a psicóloga e educadora russa Helena Antipoff para vir ao Brasil liderar um trabalho educacional com crianças identificadas como superdotadas e que, por suas condições diferenciadas de aprendizagem, não se adaptavam aos métodos pedagógicos então utilizados.
Em seu trabalho, Helena Antipoff deparou-se com uma grande diversidade de necessidades educacionais diferenciadas, e buscando entender e ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem para esse alunado, fundou escolas com recursos psicopedagógicos especializados, trazendo o nome de Pestalozzi como patrono desse grande movimento, que hoje se congrega na FENAPESTALOZZI.

Constituída em 1970 como uma organização nacional que atua congregando e assessorando atualmente mais de 185 organizações da sociedade civil entre Associações Pestalozzi, organizações afiliadas e Federações Estaduais das Associações Pestalozzi, presentes em 20 Estados e nas 5 regiões do país. Além de fazer gestão direta de um vibrante e crescente movimento de autodefensoria, o Movimento Nacional Pestalozziano de Autodefensores (MONPAD) que promove autonomia e cidadania, estabelecendo a prática da pessoa assumir a responsabilidade de gerir a própria vida, independentemente de suas limitações físicas e/ou cognitivas. Garantindo o direito de cada indivíduo defender os seus próprios interesses, apostando em si mesmo e nas suas potencialidades, estimulando a participação das pessoas com deficiência em igualdade de condições com as demais pessoas na sociedade. A autorrepresentação dos sujeitos de direito contribui para a democracia brasileira e fortalece a luta pela defesa dos interesses das pessoas com deficiência atendidas pelo Movimento Pestalozziano.
A FENAPESTALOZZI tem seu nascedouro em 1970, justamente da necessidade social daqueles que precisam ser vistos em sua individualidade física, psíquica e comportamental, para que sua dignidade seja respeitada. Atuando na esfera da Assistência Social, de forma articulada e integrada com as políticas públicas setoriais de educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, lazer, ciência tecnologia e inovação, dentre outras, nos termos da legislação específica, em especial da Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
Desde então, milhares de pessoas se uniram nessa missão, buscando incentivar e amparar a ressignificação social das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista e altas habilidades/superdotação e suas famílias, promovendo ações efetivas contra qualquer forma de discriminação, preconceito, exclusão ou prejuízo social, valorizando-as e promovendo suas potencialidades, autonomia, protagonismo e a sua plena inclusão social.
São décadas de dedicação, enfrentando desafios, quebrando barreiras, derrubando preconceitos. Porque acreditamos em um mundo onde todos têm voz, vez e valor.
Celebrar 55 anos é lembrar do passado com gratidão! Viver o presente com esperança e olhar para o futuro com a certeza de que ainda há muito por fazer.
A cada pessoa atendida, a cada conquista alcançada, a cada vida tocada… reafirmamos: inclusão é um direito. Respeito é um dever. Amor é o caminho.
Viva a Fenapestalozzi!
