A luta pela defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes com deficiência é fortalecida com a presença da FENAPESTALOZZI no controle social de políticas públicas.

Nesta terça-feira, 11/02, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, tomou posse como conselheira no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), e exercerá novo mandato no biênio 2025-2026. Representando a federação, a advogada Emily Cabral esteve presente na cerimônia que aconteceu na sede do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), em Brasília–DF.
Para Fenapestalozzi, este é um momento ímpar e representativo da responsabilidade da organização na luta pela defesa e garantia de direitos de todas as crianças e adolescentes com deficiência e suas famílias. Como primeiro movimento organizado na área da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, o Movimento Pestalozziano, desde 1926, atua de modo estratégico para garantir os direitos fundamentais e o bem viver desse estrato social historicamente marginalizado e invisibilizado.
Diante disso, a federação acredita que é tempo de construir uma nova história na luta por direitos sociais no país. Por isso, confere a primazia da autorrepresentação em todas as suas ações, ou seja, no Movimento Pestalozziano, os profissionais, colaboradores e apoiadores não falam “em nome” das pessoas atendidas, mas, sim, potencializam a voz e o desejo dessas.