Pesquisador com vasta experiência acadêmica firma compromisso com o Movimento Pestalozziano.
O desenvolvimento de ações de cuidado em todo âmbito do Movimento Pestalozziano no Brasil é baseado em pesquisa e muito rigor. Para somar forças nesta tarefa, o professor doutor José Raimundo Facion passa a compor o Conselho Técnico-Científico da Federação Nacional das Associações Pestalozzi – a Fenapestalozzi.
O prof. Facion graduou-se em Psicologia pela Universidade de Münster-Alemanha, em 1980, e doutorou-se pelo Departamento de Psiquiatria Infanto-juvenil da mesma Universidade, em 1986. Possui pós-doutorado pelo Departamento de Neuropediatria e pelo Departamento de Neuroanatomia, no Instituto Alemão de Pesquisa sobre o Autismo, do qual foi membro-fundador, em 1983. Atualmente, é diretor-geral do Instituto Nacional de Pós-Graduação e Eventos Acadêmicos (INAPEA).
A Fenapestalozzi acredita que essa boa-nova será de grande valia para o trabalho realizado pelo Movimento no país. Essa é a nossa vocação: construir pontes para a autonomia das pessoas com deficiência, baseando-nos em fatos e evidências científicas, além de muito amor, claro.
Planejamento e Pesquisa
O Conselho Técnico-Científico da Fenapestalozzi é uma instância colegiada que compõe a estrutura da organização. Ele tem como finalidade prestar consultoria científica aos projetos e pesquisas realizadas pelo Movimento Pestalozziano.