Em busca de promover a padronização do uso da marca organizacional, live soma forças à missão de cuidado da instituição
Aconteceu nesta terça-feira, 20, a live ‘Gestão de Marcas – a Força da Marca’, organizado pela Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi. O encontro online nos canais digitais da federação promoveu uma sensibilização muito específica: sobre o bom uso da marca institucional e a promoção da missão do cuidado em todos os âmbitos. Marcaram presença a presidente da Fenapestalozzi, Ester Alves Pacheco, e representantes das federações regionais das demais associações.
Aos moldes de um bate-papo, o gerente de Comunicação e Marketing da Fenapestalozzi, Ricardo Tibães, e o publicitário e diretor de criação, Adelmo Leite, ressaltaram sobre a importância do fortalecimento da identidade da instituição a partir da padronização do uso de cores, desenhos e demais nuanças presentes no manual de marca.
Para além do uso de cores e dos aspectos gráficos, o gerente Tibães explicou sobre a abrangência do conceito da marca e como se aplica à Pestalozzi. “A marca é mais que o desenho representativo de uma organização, ela é mais ampla. Trata-se de uma forma de existir, uma filosofia”, esclarece. O publicitário Adelmo acrescentou que uma marca é “uma maneira como uma empresa ou organização quer ser vista, quer tocar o coração das pessoas. Quanto mais padronizado é o uso da marca, mais forte ela é, mais parcerias ela consegue, e mais presente no coração das pessoas ela estará”, finaliza.
O evento online compõe a primeira etapa de um ciclo de melhoria empreendido pela gerência de Comunicação e Marketing da Fenapestalozzi. No decorrer do primeiro semestre, a gerência promoverá ações de multiplicação de técnicas para padronização do uso da marca e, também, monitoramento e promoção da missão institucional em todas as regiões do país.
Uma rosa, uma só voz
Símbolo da instituição, a rosa vermelha com traços pretos bem marcados é logo associada ao trabalho de cuidado realizado pelas Pestalozzi. Rodeada por três traços de cor amarela que simbolizam, também, as dimensões do trabalho realizado pela instituição, a saber: saúde, educação e assistência social.
O ícone da instituição foi criado pelo médico e pintor Ayrton Martins de Seixas, que foi também o primeiro diretor da Sociedade Pestalozzi do Rio de Janeiro. Logo que aprovado em Assembleia Geral, no estado de São Paulo, em 1977, passou a identificar todas as Associações Pestalozzi do Brasil.
Clique aqui para acessar a live na íntegra