Aconteceram em Brasília, de 5 a 8 de novembro, a Reunião Descentralizada e Ampliada e a 333ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS. O Movimento Nacional Pestalozziano – Monpad, esteve presente, representado pelo autodefensor Nacional, Ismael Utino, conselheiro titular do CNAS (2024/2026) no seguimento de usuárias/os e de organizações de usuários da assistência social.
A participação do Monpad no controle social das políticas públicas é muito importante. A presença das pessoas com deficiência intelectual e múltipla dentro desses espaços representa uma conquista histórica da participação democrática e autonomia desse segmento da população brasileira. A Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, realiza o assessoramento ao autodefensor e busca, com esta iniciativa, a desconstrução do estigma social que ainda perdura na sociedade sobre estas pessoas.
Dentre os temas debatidos, destacam-se: o 1º Encontro Nacional das Entidades e Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social; O papel do SUAS no G20 e na Aliança Global de Combate à Fome e a Pobreza; Participação, Controle Social e Interseccionalidade no SUAS: Os desafios na representatividade de raça e gênero nos Conselhos de Políticas Públicas, e o Cronograma da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, definição do tema e composição da Comissão Organizadora.
Nessas ocasiões, o Monpad conta com o apoio técnico da Fenapestalozzi, referência no assessoramento em prol da garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Confira a pauta da Reunião e todas as informações e registros no Blog do CNAS. Clique aqui.