Na vanguarda da promoção dos direitos humanos das crianças e adolescentes com deficiência de todo o país, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi, a Fenapestalozzi, atua como aliada do protagonismo desses indivíduos. Tendo isso em vista, a Federação atuou bravamente em debates e grupos de trabalho da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA) em Brasília, de 2 a 4 de abril.
Célia Regina, que é conselheira no Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda), atuou como representante da Fenapestalozzi neste evento. Para a Federação, atuar nesta importante arena democrática de participação social representa um aspecto importante da nossa missão, sobretudo quanto à defesa dos direitos das pessoas com deficiência do país.
As CNDCAs possuem como temas centrais questões que refletem sobre a realidade de crianças e adolescentes do nosso país em cada época.
O tema que norteou os debates deste ano foi: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.