A participação e o controle sociais são uma conquista da sociedade e significam um importante marco democrático na história do nosso país. Com o objetivo de fortalecer este gesto em prol da defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, esteve presente no Primeiro Encontro Nacional das Entidades e Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social, realizado nesta terça-feira (05/11), em Brasília-DF.
Conforme levantamento realizado no âmbito do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), atualmente, no Brasil, há 32 mil Organizações da Sociedade Civil (OSC), contemplando todas as Unidades da Federação. Esses dados evidenciam a importância da atuação desse segmento da sociedade nos territórios e comunidades, defendendo e favorecendo o protagonismo das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Representando o Movimento Nacional Pestalozziano de Autodefensoria – Monpad, o autodefensor Nacional e conselheiro do CNAS, Ismael Utino, participou dos debates e contou com o apoio técnico da Fenapestalozzi. Esteve presente, também, de modo remoto, a consultora Jurídica da federação, Rozangela Borota.
Sobre o CNAS
O Conselho Nacional de Assistência Social é o espaço de controle social da Política Nacional de Assistência Social. Acompanhe a atuação do Monpad e da Fenapestalozzi neste importante Conselho.
Gravação está disponível no canal do CNAS. Clique aqui para ter acesso.