A primeira capacitação do ciclo sobre Política Pública de Assistência Social, realizada pela Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, nos dia 3 e 4 de setembro, oportunizou a melhoria da qualidade das ações desempenhadas no âmbito da organização. Ministrada pela consultora Jurídica, Rozângela B. Teixeira, o curso teve como objetivo capacitar a equipe de profissionais da Federação sobre a missão institucional, alinhando a compreensão sobre legislações, normativas e procedimentos vigentes sobre o papel das Organizações do Terceiro Setor na defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência.
Conforme a segunda vice-diretora da Fenapestalozzi, Edna Alegro, investir na qualificação dos profissionais é investir na qualidade das ações de assessoramento e fortalecimento do Movimento Pestalozziano, também. “Momentos como este são importantes para alinhamento, e, dessa forma, podemos garantir que os recursos e talentos sejam aplicados de maneira correta e responsável, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida, segurança social e autonomia das pessoas com deficiência atendidas”, afirmou.
CAPACITAÇÃO
Durante o curso, Rozângela e Edna trouxeram experiências na formulação de políticas públicas e aplicações práticas das definições do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Rede Socioassistencial, avaliações e atualizações. Além disso, elas abordaram os temas de forma dinâmica para a participação coletiva, promovendo assim, um aprofundamento significativo em questões práticas e conceituais sobre a Política Pública de Assistência Social do país.
A capacitação ocorreu na sala de Reuniões da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), no dia 3 de setembro, e no Auditório da Associação Pestalozzi de Brasília, no dia 4 de setembro.