Prancheta 2 cópia
Search
Comunicação
Sua doação faz a diferença para nós!

A ROSA

Sua doação faz a diferença para nós!

I JOGOS PARAESPOTIVOS

Compartilhe:

A realização do IV Fórum Nacional dos Autodefensores e I Encontro Nacional de Famílias em Brasília

A Federação Nacional das Associações Pestalozzi -Fenapestalozzi realizou durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela lei nº 13.585/2.017 ,  o IV Fórum Nacional de Autodefensores do Movimento Pestalozziano e o I Encontro Nacional de Famílias. 

Os eventos aconteceram na Associação Pestalozzi de Brasília entre os dias 22 e 26 de agosto e contaram com a participação de autodefensores e seus familiares de todas as regiões do Brasil, um grande feito após dois anos sem festividades presenciais por causa da pandemia da Covid-19. 

 A abertura dessa grande comemoração foi prestigiada por autoridades, como Maria Yvelônia, Secretária Nacional de Assistência Social, Diego Bezerra, presidente do Conanda, Cesar Magalhães, Conselheiro Nacional do Conade, entre outros. 

Os eventos tiveram toda a programação definida anteriormente e com propostas separadas, o que permitiu o desenvolvimento de atividades personalizadas para cada público alvo. Assim como também tiveram atividades em conjunto, possibilitando uma interação entre os autodefensores e suas respectivas famílias, criando momentos de participação, acolhimento, e o principal, o reconhecimento das potencialidades de cada um. 

Isso é o que reconhece o autodefensor Sulivan da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS: “ Os autodefensores não vieram para brincar, nós estamos aqui para lutar pelos nossos direitos, pela educação e também pela saúde da pessoa com deficiência”.

Essas ações são necessárias para fortalecer a garantia de direitos das pessoas com deficiência e demonstrar as realizações do Movimento Pestalozziano em prol da causa das pessoas com deficiência, valorizando sua autonomia e independência. 

Para a coordenadora Rafaella, da Associação Pestalozzi de Osasco,este é um momento de contribuições e que:

 “Trazer as famílias para esse primeiro encontro, foi uma reivindicação dos autodefensores em 2016. Então, esse momento está sendo maravilhoso e de muitas contribuições. Trazendo as famílias para cá, eles podem mostrar onde querem chegar, suas potencialidades e os direitos que eles querem alcançar. E as famílias, por outro lado, ouvindo os autodefensores, vão se fortalecer e olhar esses jovens e adultos com deficiência com um olhar de mais direito, de mais sabedoria e de potencialidades.”

Programações

Para a realização de dois eventos que aconteceram em um único ambiente e com a duração de praticamente uma semana, as programações precisavam se manter a altura de tão alto mister, e pensamento nisso, a equipe da Fenapestalozzi realizou grandes atividades de desenvolvimento prático e social, tanto para os familiares quanto para os autodefensores do Movimento Pestalozziano. 

As atividades foram divididas por público alvo e também por horários, facilitando a dinâmica de participação e colaboração de todos. E para que a grande maioria pudesse aproveitar desse momento ímpar, mesmo de forma online, a Federação desenvolveu o Dia D, uma importante ação para que todas as afiliadas do Movimento pudessem realizar atividades in loco nas unidades para os atendimentos e também para que todos pudessem acompanhar ao vivo, as programações realizadas em Brasília. 

Mas as ações não param por aqui. Apesar dos temas sérios e relevantes para a causa terem sido abordados durante essa semana, não poderíamos deixar de forma os momentos de interações e diversão, pois o lazer também faz parte do nosso dia a dia, não é mesmo?

As noites foram bem aconchegantes e divertidas, com roda de samba para animar a todos, bingo para aqueles que gostam de jogos de sorte, festas com comidas típicas, danças, músicas e diversão de sobra. 

A Fenapestalozzi agradece a participação de todos nesta grande festa realizada para os autodefensores e seus familiares com o propósito de unir e fortalecer a autoestima das pessoas com deficiência, revelando suas potencialidades e demonstrando o quanto é possível ter autonomia e voz ativa. 

 

 

Confira os demais registros através do link:  https://www.flickr.com/photos/196522714@N08/albums

 

 

 

Compartilhe: