Encontro online buscou incentivar as organizações e entidades de assistência social a ocuparem espaços de consulta e controle públicos.
A Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Fenapestalozzi, realizou, nesta quarta feira (10/04), evento online com vistas a sensibilizar e orientar a comunidade pestalozziana e toda a sociedade sobre a importância de ocupar espaços de consulta e controle sociais, sobretudo àqueles afetos à assistência social de pessoas com deficiência. O evento contou com a participação ativa de Associações Pestalozzi, das pessoas com deficiência atendidas, além de inúmeras organizações e entidades de Assistência Social.
A Fenapestalozzi acredita que a qualificação de entidades e organizações de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, como as Associações Pestalozzi, propicia a constante aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS. Este evento online representa uma ação formativa de amplo alcance da Federação, pois contempla tanto a rede pestalozziana quanto as demais entidades e organizações de assistência social.
Atuaram como mediadoras da formação, a presidente da Fenapestalozzi, Ester Pacheco, e a vice-presidente da federação e conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edna Alegro.
“Momentos como este são importantes para que tornemos nossas ações visíveis, mostrando a grandeza do trabalho que as instituições de Assistência Social desenvolvem por todo o país”, disse Ester
Para Edna, o grande desafio das instituições de habilitação e reabilitação situa-se em dominar o que significam estes conceitos à luz da Política Nacional de Assistência Social.
“O grande desafio é todos nós sabermos o que significa a habilitação e reabilitação na perspectiva da autonomia da pessoa com deficiência. Isto é um detalhe muito importante, porque, muitas vezes, quando pensamos na habilitação e reabilitação, pensamos logo na saúde e não é bem assim. É a habilitação que reúne várias políticas numa só para tratar o indivíduo com deficiência em sua integralidade. Essa é a definição que norteia o nosso trabalho”, explicou a vice-presidente.
O facilitador da formação, Edgilson Tavares de Araújo, é diretor do Departamento da Rede Socioassistencial Privada (DRSP) do SUAS e atual vice-presidente do CNAS. Edgilson abordou sobre os processos para inscrição no referido Conselho, além de certificações e cadastros importantes para o trabalho de Assistência Social no país, como o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) e a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).
Participação Social
A Fenapestalozzi tem um histórico robusto de participação em conselhos consultivos e de controle social de políticas públicas afetas ao trabalho de cuidado que as Associações Pestalozzi exercem em todas as regiões do país.
O Movimento Pestalozziano no Brasil sempre lutou como facilitador da autonomia e do êxito das pessoas com deficiência e, por isso, incentiva a participação de autodefensores em todos os espaços e segue, lado a lado, destes e de suas famílias, em busca da superação de desigualdades, promovendo bem viver e a proteção social.