A Federação Nacional das Associações Pestalozzi — a nossa Fenapestalozzi, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, entidade beneficente de assistência social. Criada em 1970, tem como tarefa principal o assessoramento, a defesa e garantia de direitos e atendimento das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e suas famílias.
A Fenapestalozzi implementa continuamente projetos que intentam a melhoria dos serviços ofertados pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) assessoradas e o desenvolvimento de inovações em acessibilidade e inclusão do público atendido. Por meio do intercâmbio entre organizações e instituições nacionais e internacionais, promove trocas de experiências visando ampliar os recursos técnicos e materiais das organizações afiliadas. Neste sentido, realiza e apoia a participação qualificada em Congressos, Fóruns, Encontros, Simpósios e similares.
Constantemente em busca da garantia e ampliação de direitos sociais, a Federação propiciou a criação e manutenção de importantes órgãos públicos de políticas destinadas às pessoas com deficiência, como, por exemplo: a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp); Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade); Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD).
Atua, ainda, na incidência junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para a efetiva garantia dos direitos consagrados na Constituição Federal, Lei Brasileira de Inclusão – LBI e demais normativas nacionais e internacionais.
Para alcançar seus objetivos, a Fenapestalozzi incentiva as organizações civis assessoradas a buscar parcerias, participar de projetos e editais e atuar no controle social nos municípios e estados, com vistas à defesa de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias.
Incentivar e amparar a ressignificação social das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e suas famílias, combatendo efetivamente qualquer forma de discriminação, preconceito, exclusão ou prejuízo social, valorizando-as e promovendo suas potencialidades, autonomia, protagonismo e a sua plena inclusão social.
Expandir o Movimento Pestalozziano em todo território nacional, resguardando e divulgando os seus princípios filosóficos, envolvendo o maior número de pessoas com ou sem deficiência.