Sua doação faz a diferença para nós!

I JOGOS PARAESPOTIVOS

Compartilhe:

Fenapestalozzi tem atuação de destaque na 358ª Reunião Ordinária do CNS

Nos dias 11 e 12 de setembro, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, marcou presença na 358ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada em Brasília. A Federação atua no Conselho como representante das Organizações do Terceiro Setor, visando o exercício da participação e controle social das políticas públicas em saúde.

Em busca do cumprimento da missão institucional de defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, Edna Alegro, segunda vice-presidente da organização, atuou como representante da Federação nas discussões que versaram, entre outras coisas, sobre a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: Ameaças ao Direito Humano à Saúde; Orientações sexuais e o impacto atual na saúde.

Durante o evento aconteceram as celebrações dos 25 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e os 10 anos do Guia Alimentar para a População Brasileira. Nesta reunião houve, ainda, o lançamento da plataforma Mapa Colaborativo Movimentos Sociais em Saúde, cuja presença da Federação como agente de composição do mapa está confirmada. 

 

Foto em plano geral da mesa de discussão do CNS. Com três pessoas compondo a mesa diretora, à esquerda da imagem, um homem branco, de cabelos pretos e vestindo um terno cinza e camisa azul claro. Ao centro da mesa, uma mulher preta com cabelos pretos e trançados, utilizando um óculos de grau, vestindo uma blusa colorida estampada com flores. À direita da imagem, um homem branco, sem cabelos, utilizando óculos de grau e vestindo uma camisa quadriculada nas cores branco, marrom e preto. Estes estão diante de uma mesa coberta por bandeiras representando o Conselho Nacional de Saúde e Programas de Governo.
Fenapestalozzi exerce o controle social de políticas públicas em Saúde no CNS.

 

SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Os 25 anos da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), celebrados durante a Reunião do CNAS, representam um importante marco civilizatório. Sua execução envolve a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, ações e programas estratégicos, com fins de promover e garantir o acesso à alimentação adequada e à segurança alimentar e nutricional como um direito fundamental do ser humano. 

Esta importante política figura como a primeira política temática no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), caminhando junto à implementação e consolidação da Estratégia Saúde da Família (ESF).

 

Desde que o Brasil publicou seu Guia Alimentar (2014), diversos países adotaram a postura de transferência dessa política, diante da qual há a multiplicação do paradigma brasileiro de priorizar a alimentação natural como um direito humano.

Patrícia Jaime, vice-diretora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), esclarece que na redação do documento já havia a preocupação com determinantes sociais na alimentação, bem como, em sua atualização, passaram a ser consideradas as emergências das determinações comerciais da alimentação, também.

Para a pesquisadora, a comida e a culinária são um elemento da cultura e da promoção do autocuidado e da saúde. Ela complementa, esclarecendo que o Guia Alimentar para a População Brasileira assumiu caráter disruptivo, porque compreendeu a alimentação a partir da relação e processo saúde-doença-cuidado, algo então inédito no mundo. 

Esta nova abordagem sobre como reproduzir recomendações alimentares saudáveis para a população é uma iniciativa brasileira. Sua função primordial, ainda conforme a pesquisadora, é estabelecer as diretrizes oficiais do país sobre o que é alimentação adequada e saudável; orientar ações de promoção e tecnologia da saúde, educação permanente em saúde; e por fim, induzir outras políticas para além do setor saúde.

 

Foto em plano geral da mesa de discussão do CNS. Com três pessoas compondo a mesa diretora, à esquerda da imagem, um homem branco, de cabelos pretos e vestindo um terno cinza e camisa azul claro. Ao centro da mesa, uma mulher preta com cabelos pretos e trançados, utilizando um óculos de grau, vestindo uma blusa colorida estampada com flores. À direita da imagem, um homem branco, sem cabelos, utilizando óculos de grau e vestindo uma camisa quadriculada nas cores branco, marrom e preto. Ao canto direito da imagem, sentada à mesa, Edna Alegro, 2ª vice-presidente da Fenapestalozzi.Estes estão diante de uma mesa coberta por bandeiras representando o Conselho Nacional de Saúde e Programas de Governo.
358ª Reunião Ordinária do CNS aconteceu em Brasília, nos dias 11 e 12 de setembro.
Compartilhe:
error: O conteúdo está protegido.