Na tarde de ontem, quarta-feira (10/07), aconteceu o Ato de Posse da Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, como conselheira no Conselho Nacional da Juventude (Conjuve). A cerimônia realizou-se no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília–DF, e contou com a presença da ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo, do senador da República, Irajá Silvestre, das deputadas federais, Dandara Tonantzin e Camila Jara, do atual Secretário nacional de juventude
O Ato marcou o início do mandato da gestão de 2024/2026 de 40 membros da sociedade civil, os quais representam a diversidade de organizações e entidades ligadas aos 11 eixos do Estatuto Nacional da Juventude. A atual gestão do Conselho incluirá, também, 20 membros de 19 ministérios e a Secretaria Nacional da Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República.
A assistente jurídico, Giovanna Brandão S. Lima, representou a organização na 60ª Reunião Ordinária do Conjuve, que antecedeu a cerimônia de posse. Nesta reunião, ficou definida a participação da Fenapestalozzi na Comissão de Políticas Públicas e Programas e no Grupo de Trabalho (GT), Diversidade e Inclusão.
Um novo engajamento em prol das juventudes
O Movimento Pestalozziano tem um compromisso quase secular com a gestão democrática, a defesa e a garantia de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Imbuída desse compromisso, a Federação assume a cadeira da representação das Entidades de Apoio às Políticas Públicas de Juventude, especificamente, aquelas voltadas às Pessoas Jovens com Deficiência. Esta é mais uma ação que evidencia o compromisso da Fenapestalozzi com a inclusão produtiva das juventudes de pessoas com deficiência.