SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA 2024
A Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, anuncia o tema a ser trabalhado junto à comunidade pestalozziana de todo o país na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2024: Vida Plena e Autônoma.
Instituída pela LEI n.º 13.585/2017, a Semana é comemorada de 21 a 28 de agosto, e “visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação“.
Sob o tema “Vida Plena e Autônoma”, durante a Semana, as Associações Pestalozzi de cada cantinho do Brasil realizarão atividades educativas de promoção à garantia e defesa de direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. Serão promovidos eventos sociais, palestras, formações e atividades culturais para que a sociedade na sua totalidade se conscientize da potência de possibilidades que o contato com o “diferente” pode proporcionar.
VIDA PLENA E AUTÔNOMA
Tradicionalmente, na Fenapestalozzi, quem protagoniza as decisões estratégicas e operacionais da Semana (de atividades a serem realizadas à identidade visual e estratégia de promoção nas mídias sociais etc.), são os conselheiros e conselheiras do Movimento Nacional Pestalozziano de Autodefensores, o Monpad.
O Conselho do Monpad compõe a estrutura organizacional da Federação e é formado por representantes eleitos entre os atendidos pelas Associações Pestalozzi de todas as regiões do país. Periodicamente, eles se reúnem para pautar seus interesses.
Assim, a escolha do tema “Vida Plena e Autônoma” merece um pouco mais de atenção, sobretudo quando se consideram os desafios enfrentados por eles.
É preciso buscar os sentidos nos conceitos e na força que as palavras têm.
Conforme o dicionário Houaiss:
ple.ni.tu.de tem origem etimológica no latim: plenitudo, -inis. Um substantivo feminino que significa: “estado do que se acha completo, inteiro, cheio”.
Já au.to.no.mia, tem origem etimológica no grego, e, significa: “independência, liberdade moral ou intelectual diante de algo, ou alguém”.
Ainda assim, a definição do dicionário não é bastante. O Monpad trouxe à luz outros sentidos sobre o que significa uma vida plena e autônoma para eles, e são experiências que vão desde conquistas de independência diária a feitos coletivos na comunidade em que cada um vive. Essa pluralidade de modos de ver a autonomia e a plenitude da vida é algo muito importante, pois ressalta a singularidade que é viver no mundo, que cada pessoa é um universo particular.
Para saber um pouco mais sobre este emaranhado potente de sentidos, acompanhe as mídias sociais da Fenapestalozzi e do Monpad.
AS MUITAS MÃOS QUE CONSTROEM PONTES E ACOLHEM
Como representante do movimento pioneiro no cuidado da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no Brasil, a Fenapestalozzi tem a honra de trabalhar, diariamente, para que as ações de habilitação e reabilitação dos atendidos e atendidas sejam, de fato, uma ponte para uma vida plena e autônoma destes. Assim, seja qual for o projeto de vida que eles escolham, a comunidade pestalozziana de todo o país atuará como apoio; e de mãos dadas com a família e rede de apoio.
A Marca escolhida pelo Monpad deste ano é bastante significativa do modo como as pessoas com deficiência intelectual múltipla atendidas pelo Movimento Pestalozziano concebem a luta na defesa e garantia de direitos.
São mãos de cores diversas, que se complementam em um círculo de apoio à rosa pestalozziana, representando aquele quem necessita de cuidado. Esta é a ética pestalozziana, que alia ciência, amor e trabalho em prol do bem-comum.