logo-site-fenapestalozzi (ok)

1° Jogos Paradesportivos

"NENHUM SONHO É GRANDE DEMAIS. TODOS DEVEMOS PARAR DE PERGUNTAR “POR QUE?” E EM VEZ DISSO PERGUNTAR “POR QUE NÃO?"

Clodoaldo Silva

UM PROJETO PARADESPORTIVO

O 1º Jogos Paradesportivos Nacionais do Movimento Pestalozziano é um grande evento esportivo desenvolvido pela Fenapestalozzi. Busca o desenvolvimento e melhoria da autoestima dos jovens com deficiência, fazendo com que
eles reconheçam suas potencialidades e possibilidades através do esporte.

Além disso, os Jogos Paradesportivos possuem uma especificidade que não permite trabalhar com o modelo olímpico de esporte, onde vence o mais rápido, o mais forte, entre outros. O princípio filosófico dos jogos segue o princípio das Olimpíadas Especiais, onde serão formados agrupamentos por níveis de habilidades, possibilitando uma competição mais justa e de acordo com o desenvolvimento individual.

Nesta edição, o objetivo é promover a inclusão social das pessoas com deficiência por meio do esporte de alto rendimento, principalmente de estudantes com déficit intelectual, através da prática esportiva. Além disso, visa paralelamente selecionar os melhores atletas do Movimento Pestalozziano para participarem das futuras delegações da Associação Brasileira de Desportos para Deficiente Intelectual – ABDEM.

Os jogos estão previstos para acontecerem no estado do Rio de Janeiro, beneficiando aproximadamente 800 pessoas, entre elas atletas, acompanhantes, profissionais e convidados. Serão disputadas as seguintes modalidades: futsal, atletismo, natação, tênis de mesa, vôlei sentado e bocha paralímpica.

Várias Associações Pestalozzi trabalham a área esportiva desenvolvendo atividades com atletas que possuem deficiência intelectual e que almejam, através do esporte, a melhoria de sua performance, o desenvolvimento de suas potencialidades e autoestima, além de auxiliar sua integração em equipes representativas em níveis nacionais e internacionais.

Desse modo, apresentamos este projeto e nos propomos a realizar o 1º Jogos Paradesportivos Nacionais do Movimento
Pestalozziano.

Clique no link abaixo e saiba como participar dessa iniciativa.