Todas as organizações do Movimento Pestalozziano desenvolvem um importante trabalho de construção conjunta pelo bem viver e pela dignidade das pessoas com deficiência atendidas e seus familiares. E, no cumprimento dessa missão, há muito trabalho e amor envolvidos.

Nos dias 3 a 5 de fevereiro, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, reuniu as principais lideranças do Movimento Pestalozziano, em Brasília, em um evento de planejamento das ações a serem realizadas em âmbito nacional nos próximos anos. Membros da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal se dedicaram a desenvolver estratégias de fortalecimento da luta em prol das pessoas com deficiência e suas famílias.
Dentre outros assuntos, foram debatidas maneiras de qualificar a reabilitação precoce de bebês e crianças com deficiência, fortalecimento do Movimento de Autodefensoria, além da qualificação das equipes e da gestão sustentável das organizações sem fins lucrativos no país.
A vice-presidente da Fenapestalozzi saudou as lideranças e o esforço coletivo em busca da eficácia e excelência das ações já desempenhadas pelas Associações Pestalozzi de todo país.
“Nós estamos aqui com representantes de todo o país, do Rio Grande do Sul ao Estado do Amazonas, que estão realmente engajadas. Esse evento é de uma magnitude imprescindível para buscarmos, juntos, formas de qualificar o Movimento Pestalozziano. Estamos reunidos para trazer à tona, à consciência, e as ações da defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Um evento que tem uma valia imensa, visto que nós estamos divulgando pelo Brasil essa consciência da filosofia do Pestalozzi”, disse Carminha.
A representante do Conselho Fiscal, Josilane Lima, ressaltou que este momento de pensar as ações para as Organizações da Sociedade Civil do Movimento Pestalozziano trata-se de uma ocasião histórica.
“Esse planejamento, que é pensado para as Associações Pestalozzi que estão lá, “na ponta”, nos municípios de todo país, que lidam diretamente com as pessoas com deficiência e as famílias, é essencial para fortalecer a nossa luta. A Fenapestalozzi tem pensado nessa diversidade de organizações pestalozzianas, envolvendo e valorizando cada profissional envolvido nessa causa”, afirma Josilane.

A presidente da Federação Estadual das Associações Pestalozzi de Goiás, Maria Geli Sanches, se surpreendeu com a qualidade do encontro de dirigentes.
“Nesses dias que estamos todos juntos aconteceu o que há de mais importante que é fazer o Movimento Pestalozziano, de fato. Essa troca de experiências e a busca de aprendizagens que podem ser levadas para todos os estados do país onde se encontram as Associações Pestalozzi. Estou muito feliz com todas as orientações e conhecimentos que recebemos aqui”, disse a conselheira.
