Prancheta 2 cópia
Comunicação
Sua doação faz a diferença para nós!

A ROSA

Sua doação faz a diferença para nós!

I JOGOS PARAESPOTIVOS

Compartilhe:

Paradesporto: Fenapestalozzi apresenta novos projetos ao Ministério do Esporte

Reunião marca início de nova era no Movimento Pestalozziano

Imbuída do compromisso de cuidar, habilitar e reabilitar pessoas para a vida, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi, a Fenapestalozzi, esteve presente em reunião estratégica no Ministério do Esporte, em Brasília-DF, nesta terça-feira, 19/03. O objetivo do encontro foi viabilizar projetos de paradesporto para os atendidos e atendidas das Associações Pestalozzi de todo o país.

Representando a Fenapestalozzi, estiveram presentes a presidente, Ester Pacheco, a vice-presidente, Maria do Carmo Agostini, e o analista de projetos, Alexandre Salles.

O Programa TEAtivo

A Fenapestalozzi acredita que a prática esportiva é fundamental para a inclusão das pessoas com deficiência, pois, além dos benefícios psicomotores que podem ser desenvolvidos nestas atividades, é importante a socialização e o lazer em comunidade.

Representando o Ministério do Esporte, o secretário nacional de paradesporto, Fábio Augusto de Araújo, e os coordenadores-gerais, Rodrigo Abreu Machado e Vânia Tie Ferreira. O secretário apresentou as frentes de atuação do Ministério e disse estar à disposição para implantar o Programa TEAtivo nas Associações Pestalozzi do país. Este Programa busca ofertar uma estrutura de paradesporto dedicada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conciliando aspectos terapêuticos e sociais que o esporte propicia.

Para a Ester, este momento marca uma abertura para parcerias com o Ministério, trazendo novos profissionais para as unidades e apoio na formação de profissionais de educação física. Para ela, o próximo passo para o Movimento Pestalozziano é qualificar a oferta de cuidado em educação física, para habilitar a vida pela da pessoa com deficiência.

“Somos o primeiro movimento dedicado à pessoa com deficiência intelectual do país e o nosso desafio é qualificar a atenção e o cuidado dos atendidos”.

Fenapestalozzi

Sobre o Programa

O Programa TEAtivo trata-se de uma construção, por meio de convênios, termos de fomento e Termos de Execução Descentralizada (TEDs) entre o Ministério dos Esportes e parceiros, como as organizações do terceiro setor.

O objetivo é socializar práticas esportivas, psicomotoras e de lazer para pessoas TEA, atuando na capacitação das equipes profissionais, estruturação de práticas esportivas adaptadas e, com o olhar dedicado à diversidade de gênero, há a reserva de 50% das vagas para o público feminino.

Compartilhe: