Prancheta 2 cópia
Search
Comunicação
Sua doação faz a diferença para nós!

I JOGOS PARAESPOTIVOS

Compartilhe:

Fórum Regional de Autodefensores e Encontro Regional de Famílias do Movimento Pestalozziano da região norte são temas de reportagem da Rede Amazônica Porto Velho

De 4 a 8 de junho, pessoas com deficiência atendidas pelas Associações Pestalozzi nortistas e seus familiares reuniram-se para discutir, dentre outros temas, sobre autonomia e inclusão no mercado de trabalho

Autodefensor de Rondônia concede entrevista sobre a importância do Fórum para sua formação.

 

Na última quarta-feira (05/06), a Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, foi notícia no programa matinal, “Bom dia Amazônia”, da afiliada da Rede Globo de televisão, do estado de Rondônia. O quadro “Momento da Inclusão”, apresentado por Jailton Delogo, pessoa com deficiência visual, retratou a importância dos inéditos Fórum Regional de Autodefensores e do Encontro Regional de Famílias do Movimento Pestalozziano da Região Norte.

Com o tema “Caminhos para a Autonomia Plena”, participaram das atividades, aproximadamente 110 autodefensores e seus familiares, representando as 15 Associações Pestalozzi que atuam na região. Dentre os temas debatidos, foram abordados o combate ao Capacitismo, Projeto de Vida e a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho.

Conforme o superintendente substituto do Ministério do Trabalho, Jucelino José Durgo dos Santos, informou na reportagem, o Estado de Rondônia tem muitos postos de trabalho para serem ocupados, considerando a aplicação da Lei 8.213/91.

“Temos no Estado 220 empresas que têm a obrigação de contratar a pessoa com deficiência, gerando 2.217 vagas. Já alcançamos a marca de 1.565 contratações, por tanto, existem mais de 600 vagas que devem ser preenchidas”, afirmou o superintendente. 

A presidente da Fenapestalozzi, Ester Pacheco, avalia que essa visibilidade positiva, em meios de comunicação consolidados, é muito bem-vinda a todo Movimento Pestalozziano e, principalmente, para todos os atendidos e familiares a quem a organização se dedica. Para ela, é preciso que toda a sociedade tenha conhecimento dos desafios e potencialidades da pessoa com deficiência, tornando-se, assim, uma rede em prol da inclusão e do bem viver coletivo.

 

Assista à reportagem completa aqui.

 

Pessoas com Deficiência atendidas e seus familiares tiveram dias de imersão sobre o protagonismo e inclusão social.

 

Compartilhe: