O acesso à educação de qualidade é um direito de todos e todas e uma luta constante do Movimento Pestalozziano. Imbuída dessa missão, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, esteve presente na votação que aprovou a nova pactuação do Parecer nº 50 do Conselho Nacional de Educação (CNE), realizada ontem (05/11), em Brasília-DF. A segunda vice-presidente, Edna Alegro, atuou como representante da organização.
Este importante documento orienta as escolas na formulação de um Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) e um Plano de Educação Individualizado (PEI) para cada criança no espectro. Em outros países, esses documentos já existem e compõem os respectivos sistemas educacionais, no entanto, ainda são novidade no Brasil.
A nova orientação do CNE representa uma mudança importante entre os sistemas de educação, porque defende a formulação de um estudo de caso para cada estudante com autismo. Ou seja, trata-se de uma quebra de paradigmas que volta a atenção da relação aluno-escola para o estudante, para descrever se este está adaptado à escola, seus êxitos, desafios, seu relacionamento com professores, colegas e família, também.
O texto foi pactuado com o Ministério da Educação (MEC) e a tendência é de que ele seja homologado em breve.