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Fenapestalozzi participa de votação sobre o Parecer nº 50 do CNE. Documento aprova mudança na educação escolar de crianças com autismo

O acesso à educação de qualidade é um direito de todos e todas e uma luta constante do Movimento Pestalozziano. Imbuída dessa missão, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, esteve presente na votação que aprovou a nova pactuação do Parecer nº 50 do Conselho Nacional de Educação (CNE), realizada ontem (05/11), em Brasília-DF. A segunda vice-presidente, Edna Alegro, atuou como representante da organização. 

Este importante documento orienta as escolas na formulação de um Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) e um Plano de Educação Individualizado (PEI) para cada criança no espectro. Em outros países, esses documentos já existem e compõem os respectivos sistemas educacionais, no entanto, ainda são novidade no Brasil.

A nova orientação do CNE representa uma mudança importante entre os sistemas de educação, porque defende a formulação de um estudo de caso para cada estudante com autismo. Ou seja, trata-se de uma quebra de paradigmas que volta a atenção da relação aluno-escola para o estudante, para descrever se este está adaptado à escola, seus êxitos, desafios, seu relacionamento com professores, colegas e família, também.

O texto foi pactuado com o Ministério da Educação (MEC) e a tendência é de que ele seja homologado em breve.

 
Fotomontagem com degradê preto na parte inferior. Ao centro, foto em plano geral da mesa diretiva, que se trata de uma mesa de madeira semicircular, na qual há homens e mulheres não identificáveis sentados uns ao lado dos outros. No primeiro plano, há uma tela de computador e outras mesas de madeira completando o semicírculo. Ao fundo da cena, uma parede clara e um banner com o texto: Conselho Nacional de Educação", junto às marcas do Ministério da Educação e do Governo Federal". Assina a arte a marca completa da Federação Nacional das Associações Pestalozzi com o ícone do Movimento Pestalozziano: um botão de roseira na cor vermelha, caule, folhas e contorno na cor preta. Este está envolvido em uma moldura de contornos amarelos e fundo branco.
Parecer nº 50 do CNE orienta sobre aplicação do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) e do Plano de Educação Individualizado (PEI) para cada criança no espectro.
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