Sua doação faz a diferença para nós!

I JOGOS PARAESPOTIVOS

Compartilhe:

Fenapestalozzi é reeleita como conselheira do CNS para o triênio 2024-2027

Fotomontagem com degradê escuro na parte inferior. No canto inferior direito há a assinatura com a marca completa da Federação Nacional das Associações Pestalozzi com o ícone do Movimento Pestalozziano: um botão de roseira na cor vermelha, caule, folhas e contornos na cor preta. Este botão está envolvido em uma moldura amarela com fundo branco. Ao centro, foto em grupo de pessoas que estão em pé, atrás delas uma painel de led com tom predominante azul com planilha e o texto: Eleições CNS 2024-2024, junto à marca do conselho. A segunda pessoa da esquerda para a direita, o autodefensor Carlos Henrique, um homem negro de óculos de grau e boné preto, vestindo uma camiseta branca e mangas vermelhas, calça jeans clara. Ao lado dele, a segunda vice-presidente da Fenapestalozzi, uma mulher idosa, branca, de cabelos curtos na altura dos ombros. Ela veste uma camiseta preta com a marca dos 100 anos e uma camisa ilustrada. As demais pessoas não são identificáveis.
Fenapestalozzi atua no controle social de políticas públicas em saúde no CNS. Foto: Reprodução/CNS.

Na terça-feira dessa semana, 12 de novembro, aconteceu a eleição para o Conselho Nacional de Saúde (CNS), momento em que foram votadas as entidades e movimentos sociais que integrarão a próxima gestão do Conselho, entre 2024 e 2027.  A Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, foi reeleita como conselheira suplente no segmento das entidades nacionais de defesa das pessoas com patologias e deficiências. O pleito ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília–DF.

A vice-presidente da Fenapestalozzi, Edna Alegro, atuou como representante da organização. Carlos Henrique, autodefensor do Movimento Nacional Pestalozziano de Autodefensoria – Monpad, esteve presente na votação como representante do segmento de usuários no eixo: Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Grupo de Trabalho (GT) de Patologias e Deficiências.

Com a conquista da reeleição ao CNS, a Fenapestalozzi reitera seu compromisso com o controle social das políticas públicas em saúde para as pessoas com deficiência.

Fotomontagem com degradê escuro na parte inferior. No canto inferior direito há a assinatura com a marca completa da Federação Nacional das Associações Pestalozzi com o ícone do Movimento Pestalozziano: um botão de roseira na cor vermelha, caule, folhas e contornos na cor preta. Este botão está envolvido em uma moldura amarela com fundo branco. Ao centro, foto em grupo com candidatos ao CNS. Eles estão em grupo, formando três filas. Atrás deles um painel de led azul com o texto: Eleições CNS 2024-2027 e a marca do Conselho. na primeira fila de pessoas, há algumas bandeiras de movimentos sociais.
Sociedade civil organizada se mobiliza para eleição do CNS. Foto: Reprodução/CNS.

Essa é a missão da Fenapestalozzi, de atuar na garantia e na defesa de direitos de todas as pessoas com deficiência, promovendo o bem viver e a dignidade dessas e de suas famílias.

 

​​Sobre o CNS

​Conselho Nacional de Saúde (CNS) é um órgão de caráter deliberativo e consultivo vinculado ao Ministério da Saúde, responsável por fiscalizar e formular diretrizes para as políticas públicas de saúde no Brasil. A cada três anos, o colegiado renova a sua composição a fim de garantir ampla participação social nos mais variados debates sobre a saúde pública brasileira. 

​Para acessar o resultado completo das eleições do CNS, clique aqui. ​

 

Fotomontagem com degradê escuro na parte inferior. No canto inferior direito há a assinatura com a marca completa da Federação Nacional das Associações Pestalozzi com o ícone do Movimento Pestalozziano: um botão de roseira na cor vermelha, caule, folhas e contornos na cor preta. Este botão está envolvido em uma moldura amarela com fundo branco. Ao centro, foto em plano geral da mesa diretora do CNS, com pessoas não identificáveis. Elas estão sentadas diante de uma mesa preta com a bandeira azul do CNS ao centro. Mais centralizada, há uma mulher em pé, falando ao microfone. Atrás da mesa diretora há um painel de led na cor azul com as fotos dos componentes da comissão eleitoral. Há pessoas na plateia que estão de costas para a foto e de frente para a mesa.
Eleição para o triênio 2024-2027 do CNS representa uma conquista para a democracia e o controle social de políticas públicas. Foto: Reprodução/CNS
Fotomontagem com degradê escuro na parte inferior. No canto inferior direito há a assinatura com a marca completa da Federação Nacional das Associações Pestalozzi com o ícone do Movimento Pestalozziano: um botão de roseira na cor vermelha, caule, folhas e contornos na cor preta. Este botão está envolvido em uma moldura amarela com fundo branco. Ao centro, foto em plano médio do autodefensor Carlos Henrique, um homem negro de óculos de grau e boné preto, vestindo uma camiseta branca e mangas vermelhas, calça jeans clara. Ao lado dele, a segunda vice-presidente da Fenapestalozzi, uma mulher idosa, branca, de cabelos curtos na altura dos ombros. Ela veste uma camiseta preta com a marca dos 100 anos e uma camisa ilustrada. Atrás deles há um painel de led na cor azul com e uma mesa preta com u a bandeira azul, ambos com os dizeres: Eleições CNS triênio 2024-2027, junto à marca do Conselho.
Fenapestalozzi e Monpad participam da eleição ao CNS, triênio 2024-2027. Foto: Reprodução/CNS.

Fotomontagem com degradê escuro na parte inferior. No canto inferior direito há a assinatura com a marca completa da Federação Nacional das Associações Pestalozzi com o ícone do Movimento Pestalozziano: um botão de roseira na cor vermelha, caule, folhas e contornos na cor preta. Este botão está envolvido em uma moldura amarela com fundo branco. Ao centro, foto em plano médio de eleitores e candidatos ao CNS sentados em uma cadeira verde, em uma sala de paredes claras e painel de madeira marrom ao fundo. Identificáveis, mais centralizados: Carlos Henrique, um homem negro de óculos de grau e boné preto, vestindo uma camiseta branca e mangas vermelhas, calça jeans clara. Ao lado dele, a segunda vice-presidente da Fenapestalozzi, uma mulher idosa, branca, de cabelos curtos na altura dos ombros. Ela veste uma camiseta preta com a marca dos 100 anos e uma camisa ilustrada.
Fenapestalozzi atua na defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla na eleição ao CNS, triênio 2024-2027.

 

Fotomontagem com degradê escuro na parte inferior. No canto inferior direito há a assinatura com a marca completa da Federação Nacional das Associações Pestalozzi com o ícone do Movimento Pestalozziano: um botão de roseira na cor vermelha, caule, folhas e contornos na cor preta. Este botão está envolvido em uma moldura amarela com fundo branco. Ao centro, há algumas mulheres que estão de pé, olhando para a fotografia, segurando um bolo vermelho e branco. Essas pessoas estão em um auditório de paredes claras com madeira marrom e teto branco. Identificável ao centro desse grupo, a segunda vice-presidente da Fenapestalozzi, uma mulher idosa, branca, de cabelos curtos na altura dos ombros. Ela veste uma camiseta preta com a marca dos 100 anos e uma camisa ilustrada.
Controle social de políticas públicas em saúde mobiliza a sociedade civil organiza. Fenapestalozzi marca a presença na eleição do CNS, triênio 2024-2027. Foto: Reprodução/CNS.
Compartilhe:
error: O conteúdo está protegido.