Na terça-feira dessa semana, 12 de novembro, aconteceu a eleição para o Conselho Nacional de Saúde (CNS), momento em que foram votadas as entidades e movimentos sociais que integrarão a próxima gestão do Conselho, entre 2024 e 2027. A Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, foi reeleita como conselheira suplente no segmento das entidades nacionais de defesa das pessoas com patologias e deficiências. O pleito ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília–DF.
A vice-presidente da Fenapestalozzi, Edna Alegro, atuou como representante da organização. Carlos Henrique, autodefensor do Movimento Nacional Pestalozziano de Autodefensoria – Monpad, esteve presente na votação como representante do segmento de usuários no eixo: Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Grupo de Trabalho (GT) de Patologias e Deficiências.
Com a conquista da reeleição ao CNS, a Fenapestalozzi reitera seu compromisso com o controle social das políticas públicas em saúde para as pessoas com deficiência.
Essa é a missão da Fenapestalozzi, de atuar na garantia e na defesa de direitos de todas as pessoas com deficiência, promovendo o bem viver e a dignidade dessas e de suas famílias.
Sobre o CNS
Conselho Nacional de Saúde (CNS) é um órgão de caráter deliberativo e consultivo vinculado ao Ministério da Saúde, responsável por fiscalizar e formular diretrizes para as políticas públicas de saúde no Brasil. A cada três anos, o colegiado renova a sua composição a fim de garantir ampla participação social nos mais variados debates sobre a saúde pública brasileira.
Para acessar o resultado completo das eleições do CNS, clique aqui.