Sua doação faz a diferença para nós!

I JOGOS PARAESPOTIVOS

Compartilhe:

Fenapestalozzi apoia o lançamento do site do Monpad

A Federação Nacional das Associações Pestalozzi — Fenapestalozzi, celebra o aniversário de oito anos de fundação do Movimento Nacional Pestalozziano de Autodefensores — Monpad, nesta quarta-feira (23/10), com uma importante conquista para o alcance da voz e do protagonismo das pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas pelas organizações pestalozzianas de todo país. O lançamento do portal online do Monpad, disponível no link: www.monpad.org.br, que faz parte do Programa de Assessoramento da Fenapestalozzi.

Com formato arrojado, que objetiva maior acessibilidade comunicacional, o site do Monpad é projetado para ampliar os espaços de visibilidade das ações de autodefensoria e autogestão do Brasil inteiro. Todos os conteúdos publicados, notícias e galerias são responsivas, ou seja, podem ser acessadas por meio de vários dispositivos como, por exemplo: celular, computador, ou mesmo, o tablet.

Esta inovação também tem em vista potencializar ações que construam uma rede de colaboradores e voluntários para a causa das pessoas com deficiência no país. A Fenapestalozzi apoia o protagonismo das pessoas atendidas em ocupar diversos espaços de participação e controle sociais e, a partir dessa iniciativa, visa ampliar ações de diversidade em empresas, escolas, universidades e demais instituições, também. 

Para a presidente da Fenapestalozzi, Ester Pacheco, a participação dos autodefensores em todos os processos de decisão nas organizações pestalozzianas e em todos os temas de interesse da pessoa com deficiência é o objetivo do trabalho de quase 100 (cem) anos de Movimento Pestalozziano no Brasil. Este novo paradigma na habilitação e reabilitação é um desafio que motiva novas possibilidades de gestão e de cuidado co-participativos.

“Ofertamos o site a toda população, com e sem deficiência, visando divulgar as ações do Movimento Nacional de Autodefensores que têm repercutido no país. Este é um momento de valorização das pessoas com deficiência, da participação na gestão das organizações que integram o Movimento Pestalozziano e nada melhor do que eles, os autodefensores, para nos orientar sobre os rumos que devemos tomar no nosso primeiro centenário”, explica a presidente.

 

QUEBRA DE PARADIGMAS SOBRE A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

A informação de qualidade e a comunicação pública responsável são essenciais para a desconstrução de preconceitos sociais que interpelam a vida das pessoas com deficiência.

Na contramão daquela postura, já ultrapassada, de falar pelas pessoas com deficiência, os canais de comunicação do Monpad trazem um novo paradigma para o centro do debate: eles, os indivíduos com deficiência, são protagonistas e têm, sim, o interesse e a capacidade de falar de seus desejos e projetos de vida. 

Silvia Campos, primeira diretora secretária da Federação, celebra este novo espaço de divulgação das questões relacionadas à independência e autonomia do sujeito com deficiência intelectual em múltipla. 

“Ter esse site vai nos possibilitar a ter mais chances de reconstruir o nosso pensamento acerca do direito à vida independente da pessoa com deficiência, o seu direito de participação na vida social e comunitária. Nós vamos discutir uma forma mais democrática de convivência e vivência”, esclarece Silvia.

É tarefa da comunicação criar pontes de entendimento entre os diferentes, e, para a diretora, é preciso envolver toda a sociedade nesta tarefa. 

“Tanto as famílias, profissionais, gestores, comunidade em geral, vão ter mais um espaço onde podem ser bem informados sobre essas questões. Onde nós podemos discutir sobre essa quebra de paradigmas da “tutela infinita” que se dá para a pessoa com deficiência intelectual. É quebrar essas questões relacionadas a “não poder, não saber, não saber-fazer”, finaliza.

Acesse o site www.monpad.org.br e conheça todas as novidades do Movimento de Autodefensoria Pestalozziana. 

 

Fotomontagem em cor roxa escura predominante. Texto alternativo: Acompanhe as ações de autogestão e autodefensoria da pessoa com deficiência em todo país. à direita, a foto de um smartphone com um print de tela que seria a home do site do Monpad. Assinam a montagem, na parte inferior, a logomarca do Monpad: ícones de pessoas coloridas formando um arco ao redor do ícone da rosa pestalozziana. Marca completa da Federação Nacional das Associações Pestalozzi. Ícone de um botal da flor rosa na cor vermelha com caule, folhas, espinhos e contornos pretos. Este está envolvido em uma moldura branca de bordas amarelas.

Conheça o Monpad

O Movimento Nacional Pestalozziano de Autodefensores — Monpad, surge em 2016, para promover ações de inclusão, protagonismo e autonomia das pessoas com deficiência atendidas pelas Associações Pestalozzi de todo país em esferas de participação e controle sociais, bem como nas decisões estratégicas do Movimento Pestalozziano do Brasil.

O desejo de criar um espaço institucional na estrutura do Movimento Pestalozziano vai ao encontro do que pode ser entendido como o espirito do tempo, de encontros de sonhos e desejo de futuro no qual a Justiça Social e Dignidade Humana sejam uma realidade para todos. 

Através desse coletivo, entende-se que a pessoa com deficiência tem o direito de representatividade nas escolhas que o Movimento Pestalozziano faz “para eles”; convertendo-se em decisões “com eles”, em colaboração e construção conjuntas. Como diz o lema do Monpad: “Nada sobre nós sem nós!”

 

Fotomontagem em cor rosa pink predominante. Há uma foto de um laptop com a projeção da home do site do monpad. Texto alternativo: "conheça o site do Monpad". Assinam a montagem a logomarca do Monpad - que se trata de ícones de pessoas de cores diferentes, sobrepostos formando um círculo, com a marca da moldura e rosa pestalozziana ao centro. E a marca da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, com o ícone da rosa: um botão da flor rosa na cor vermelha, contornos, caule e folhas na cor preta, emoldurada por hastes amarelas.

Compartilhe:
error: O conteúdo está protegido.