“A Associação Pestalozzi de Maceió atua no município há 42 anos, conta com 11 unidades em diversos bairros da cidade e atende anualmente, em média 33 mil pessoas nas três áreas: educação, saúde e assistência social.
Na área da saúde é a única no estado que possui um CER IV habilitado pelo Ministério da Saúde, que atende os quatros tipos de deficiência: auditiva, intelectual, física e visual. O projeto “cavalo amigo” atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista e múltiplas deficiências, através da Equoterapia. Ainda na saúde, a oficina Ortopédica Fixa tipo I Lázaro Ramos realiza o conserto e adaptação dos meios de locomoção auxiliares de pessoas com deficiência e a unidade de Órteses e Próteses realiza a concessão desses equipamentos.
Na área da assistência social a Pestalozzi tem a Residência Inclusiva, pioneira no estado como casa de acolhimento de alta complexidade para pessoas com deficiência que possuem histórias de abandono, de negligência e de laços familiares rompidos.
O grupo de convivência Novo Despertar possui 114 idosos com atividades de capoeira, teatro, quadrilha, pastoril e aeróbica, além dos atendimentos médicos e assistenciais.
Já o Centro-Dia de Referência: Viver com Autonomia é um equipamento que busca desenvolver atividades, proporcionando autonomia e independência para os usuários, sempre visando a inclusão da família.
O Programa Aprendiz Pestalozzi nasceu com o propósito de capacitar e oferecer oportunidades para a inclusão de jovens com ou sem deficiência no mercado de trabalho, desenvolvendo atividades práticas e teóricas. Atualmente 148 jovens fazem parte do programa e estão inseridos no mercado de trabalho.
Na Educação, 300 alunos são atendidos na unidade escolar, através da Educação para Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), atendimento Educacional Especializado (AEE), educação profissional e atividades complementares, como: jazz, coral, banda de percussão, balé, capoeira, pastoril e teatro.
A Associação Pestalozzi de Maceió tem como presidente Tereza Maria Barreto do Amaral. Em 1994, a então deputada por Alagoas Tereza Nelma, assumiu a presidência da instituição e as políticas de atendimento começaram a ser dinamizadas.
Hoje, a Associação Pestalozzi de Maceió deixou de ser apenas uma entidade educacional e passou captar recursos (estabelecendo parcerias e convênios com os Governos Federal, Estadual e Municipal e Organizações Privadas), ampliando assim os serviços e oferecendo atendimento nas áreas de assistência social, educação, trabalho, cultura, esporte, lazer e saúde. Atualmente, a deputada por Alagoas Tereza Nelma continua sendo uma grande apoiadora da instituição.”